Câmara Temática-Política de Educação (básica e profissional)
Coordenadora: conselheira Silke Weber
Sistematizadora: Maria das Graças Correia de Oliveira
Além dos conselheiros, tem como convidados permanentes educadores, pesquisadores das universidades (UFPE, UFRPE, Unicap, UPE e Univasf), representantes de organizações não governamentais e técnicos das secretarias Estado (Educação e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente). Em reunião no dia 10 de setembro de 2007, os conselheiros aprovaram a proposta de tornar a câmara um fórum permanente do CEDES.
Apresentação da conselheira Silke Weber:
Cumprindo o previsto no Regimento do CEDES, a Câmara Temática de Política Pública de Educação tem se debruçado sobre as propostas do Governo de Pernambuco para as áreas de Educação e de Ciência e Tecnologia, sistematizando inicialmente as apresentações feitas pelos Senhores Secretários de Estado da Educação e de Ciência e Tecnologia, bem como contribuições orais e escritas de seus integrantes. Também em cumprimento ao Regimento formulou recomendações com base no debate realizado por membros do CEDES e por convidados originários de universidades, instituições de pesquisa, organizações de educação popular e de representantes das Secretarias de Estado concernidas. As recomendações, devidamente justificadas se reportaram à necessidade imperiosa deque fosse dado prioridade às seguintes questões:
a) tratamento de política de Estado à política educacional;
b) regulamentação do regime de colaboração entre as municipalidades e o estado;
c) incorporação da diversidade cultural às políticas de ensino;
d) revisão do o marco regulatório do Estado a fim de incorporar iniciativas das organizações populares nos projetos pedagógicos das escolas públicas;
e) criação um Fórum de Instituições de Ensino Superior;
f) definição de uma política para a educação profissional;
g) ênfase às questões das identidades étnico-culturais e educação do campo.
Tais recomendações foram apresentadas na reunião ordinária da Plenária do CEDES realizada no dia 10 de setembro de 2007. Três documentos foram produzidos por Maria das Graças Corrêa de Oliveira, sistematizadora da Câmara em pauta, encontrando-se acessíveis no site do CEDES, para divulgação e obtenção de críticas e sugestões.
voltar