Palavra do Governador

Eduardo CamposA criação dos conselhos de desenvolvimento econômico e social é fruto de um momento histórico marcado pela crescente demanda em favor da ampliação e da melhor qualificação da participação direta da sociedade, nos diversos núcleos de decisão governamental. Respondendo pela formação de pactos sociais diferenciados, cujas principais características residem nas suas pluralidades, esses colegiados têm ampliado as bases de discussão e de formulação das políticas públicas, nos mais diversos campos de atuação. Encurtando distâncias e contornando os caminhos da burocracia, eles estabelecem uma profícua via de mão dupla, na qual debatem o que lhes é submetido pelos governos, ao tempo em que também apresentam aos governantes suas agendas e pautas de prioridades. Assim, afirmam-se como uma inovadora e eficaz forma de interação Governo-sociedade, construindo consensos e encontrando alternativas para o enfrentamento de problemas sociais, alguns crônicos, que exigem o esforço de todos para encontrar suas soluções.

Esse novo olhar sobre as relações governo-sociedade foi conquistado inicialmente em nível federal, quando a cidadania acumulou forças e elegeu o presidente Lula para dar voz aos excluídos e promover a concertação dos diversos e complexos interesses que permeiam a sociedade brasileira. Em Pernambuco, tais condições tardaram um pouco mais a chegar, cabendo a nós, a partir de manifestação da vontade popular,expressa nas últimas eleições estaduais, o privilégio e a responsabilidade de capitanear a expressão desse amadurecimento da democracia, criando o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco. O CEDES-PE pretende seguir a linha inovadora que inspirou o surgimento dos co-irmãos que o antecederam, e, beneficiado pelo aprendizado com os erros e acertos ocorridos nas experiências pioneiras, o nosso Conselho coloca-se na perspectiva de estabelecer o diálogo, compor relações e criar elementos para o aprofundamento do processo democrático nas terras pernambucanas.

Nesse sentido, o maior desafio será o de incorporar dentro da discussão os legítimos interesses setoriais e os pontos de vista específicos dos diversos segmentos representados no Conselho, sem, no entanto, permitir que o particular se sobreponha ao coletivo e sem admitir o afastamento, por menor que seja, desse que é o compromisso maior que une a todos os convidados a compor esse colegiado, pessoalmente constituído pelo Governador : a construção dos caminhos de um desenvolvimento econômico vigoroso, socialmente justo e inclusivo e ambientalmente sustentável. Estamos, portanto, desafiados, através do CEDES-PE, a modelar uma nova prática política, fundada na concertação dos interesses, na negociação e no diálogo. Aqui, a pluralidade é bem-vinda e é vista como elemento enriquecedor do debate. Mas todos devemos estar coesos na disposição de olhar o todo antes de querermos fazer valer a nossa parte. Todos devemos estar movidos pela necessidade mais que urgente de somarmos esforços para começarmos a reverter a dramaticidade de um quadro social que já não serve a ninguém, nem mesmo àqueles que em épocas passadas sentiam-se contemplados por um modelo perversamente concentrador. Esses, hoje estão engaiolados, auto-seqüestrados dentro das próprias casas, com medo das conseqüências de um desequilíbrio que ajudaram a construir, ainda que alguns involuntariamente.

Dentro do compromisso de fundar uma nova institucionalidade democrática, enviarei ao CEDES-PE as proposições mais relevantes do nosso governo, sobretudo as vinculadas aos temas que demandam maior reflexão por parte do conjunto da sociedade. A expectativa é que dentro de um ambiente franco, fraterno e produtivo essas iniciativas sejam debatidas e melhoradas. O Governo estará aberto, não apenas para receber as recomendações em torno das matérias que submeterá à apreciação das senhoras e senhores conselheiros, mas também para colher e avaliar as sugestões geradas a partir do próprio Conselho. Assim, esperamos estar fundando uma prática de negociação coletiva diferenciada, um espaço de interlocução e participação com grande legitimidade, capaz de mudar qualitativamente as relações do governo com a sociedade e, acima de tudo, um espaço de formulação e debate que nos leve a construir as melhores abordagens aos graves problemas de Pernambuco.

Eduardo Henrique Accioli Campos
Governador de Pernambuco

 

 

voltar